Monday, 31 March 2008

O que é, afinal, ser gótico?

Há tempos perguntaram-me qual era a finalidade do "gótico" (para os que conhecem bem a cultura acabam por concordar que o "gótico" não existe. É apenas um rótulo dado à uma filosofia de vida) e isso pos-me a pensar seriamente para que sítio devia mandar essa alma que me fez essa pergunta, mas em vez disso, reflecti e pronto.. Saiu uma versão minha sobre o que é efectivamente o "gótico" e qual é a sua "finalidade" e etc...

Cada pessoa integra uma determinada cultura, independentemente da sua raça, religião ou simples vontade. Dentro das muitas culturas existentes podemos encontrar uma que apesar de ser muito antiga (data do anos 60/80) parece só agora ser abordada por uma certa "massa" da população, embora muitas, mas muitas vezes de uma maneira completamente errada.

Muitas são as perguntas à volta de cada cultura, e esta não seria um caso à parte como se era de esperar...

Agora perguntam-se: Mas qual é a finalidade de ser-se gótico? E eu respondo: Não existe finalidade nenhuma! Ser-se gótico é encontrar dentro de cada um a sua verdadeira essencia, é ser cada um, é sermos "nós próprios". Um verdadeiro gótico não procura, por exemplo, imaginar uma pessoa morta numa fotografia duma possa de sangue... Apenas vê arte e beleza onde a olhos de muito não passa de uma figura sinistra e horripilante...

Eu pessoalmente acho engraçado às pessoas que insistem que o "gótico" está estritamente ligado à morte, à depressão e à dor, o que é uma mais uma prova da ignorância da sociedade actual.

O gótico não se limita a essa figura "triste e má" que muitos têm do estilo... Representa sobretudo a arte... A
arquitetura... Enfim.. A arte sob todas as suas mais diversas artes... Está ligado à morte tanto quanto à vida... É uma mistura de ligações ao passado... À musica.. À arte... É sempre a mesma historia.. E dentro desses subtemas é que a realidade de hoje em dia se desenvolve..!

Apesar do estilo estar associado ao esteriotipo de botas plataformas, roupas pretas e muito simbolismo, um verdadeiro gótico não se define pelo exterior. O visual é secundário e muitas vezes condicionado pela sociedade como todos sabemos... No entanto há quem enquadre pessoas na cultura somente pela forma de vestir, rotulando tudo e todos como o mesmo "produto". O que obviamente está errado pois a verdadeira "alma gótica" não está visivel a olho nú.

A sociedade auto-intitula qualquer pessoa vestido de preto ou simplesmente com os notórios piercings de superfície e algumas correntes ou até mesmo com simples botas militares de "góticos" ou outra qualquer subcultura ou estilo alternativo. O facto de actualmente o número de posers e pseudos-não-sei-o-que estarem a aumentar drásticamente deve-se à essa atitude perante cada estilo e cada forma de ser, desconhecendo os motivos, origens ou até mesmo princípios dos mesmos.

Há que se diferenciar o estilo de uma pessoa com a cultura em que essa mesma se insere. Muito boa gente pensa que neste contexto, cultura e estilo são sinónimos, mas efectivamente não o são. A cultura refere-se ao contexto histórico, filósofo e "pessoal" do intitulado grupo... No caso dos góticos, a cultura ao fim ao cabo refere-se à idade medieval e ao que a mesma representa na vida de cada um ou ao simples significado histórico aprofundado no cotidiano das pessoas. O dito "estilo" terá provavelmente haver com a estética em si, o caso do visual.

Há quem afirme que os verdadeiros "góticos" acabaram nos anos 80 mas também há quem insista que ainda hoje existam também góticos e não apenas pseudos(1).

Na minha opinião a essencia da cultura não ficou perdida no tempo e continua connosco até os dias de hoje, porém não é facíl encontrar a dita verdadeira "alma gótica" pois o mundo infelizmente está infestado por wanna be's e afins...

E mais uma vez acabo o post com a minha frase muuuuuuito gira que eu gosto muuuuito Very Happy:

"Acho que falei muito mas acabei por não dizer nada " XD




(1) Pseudo: pessoa que afirma ser algo mas que não sabe peva do assunto.
(pronto.. lá tinha de vir a sarah com as suas ideias parvas para tentar fazer as pessoas rirem depois de algum tempo de seca a ler as suas ideia parvas LOL um pequeno aparte meu loool)

Tuesday, 18 March 2008

Why?

Why did I belive in you?
Why did I gived you my heart?
Now it's too late...
Now I can't go back...

Why did I belive?
Why did I give you my heart?
Now it's time to go on...
Now I just want to ferget...


Someday I'll be fine...
Someday you'll smile again...
Someday we'll be happy...
But now I know it sounds straing...

I promisse you...
We will be fine...
Belive in me...
Trust in time...

Give a chance to yourself...
Give a chance to you heart...

Sunday, 16 March 2008

10 motivos para não gostar dos tokio hotel

Ora bem 10 motivos para pararem de melgar o pessoal que gosta realmente de música.

1. A música não é boa só porque se vende muito.

2. A maioria destes meninos e meninas que vem dizer que tokio hotel são os melhores provavelmente estão naquela idade em que "comem tudo o que lhes é dado" (e que quero acreditar que sim caso contrario é grave).

3. A durabilidade destas bandas é limitada até aparecer outra com menos qualidade (e estou sempre a ser surpreendido).

4. Só querem ganhar dinheiro à vossa pala e rirem-se dos tótós que lhes imitam os penteados porque gosto pela música 0.

5. Isto de ouvir bandas só porque o gajo é bonito não só é ridículo como fútil. Primeiro ouve-se a música e depois aprecia-se a aparência e elas iludem.

6. O pessoal deste fórum (aqueles que gostam realmente de música) está farto de levar cm os vossos artigos a dizer que o vocalista é bonito que o vocalista é espectacular que o vocalista tenm uma verruga no cú bla bla...

7. Não tenho nada contra quem ouve tokio hotel ouçam mas sem dar nas vistas; ninguém quer saber.

8. Provavelmente quem ouve os Tokio Hotel e os adora vai ficar muito revoltado pela minha falta de sensibilidade por odiar uma banda tão boa. E eu respondo eu odeio-vos por ouvirem uma banda tao ridícula e se acharem os maiores.

9. Acho que já chega de provincianismo por parte da juventude portuguesa sempre que aparece um cromo com um penteado novo com uma guitarra nas unhas e a cantar pronto é a melhor banda de sempre e corre tudo para a Fnac em histerismo comprar o novo cd. Um ano ou dois mais tarde já ninguém se lembra deles (deixo bem claro que um ano ou dois é uma forma de dizer pode ser mais pode ser menos). É uma questão de tempo até a MTV encontrar outro cromo qualquer.

10 Quando atingirem a idade de saberem o que querem vão se rir de voces próprios por terem ouvido esta pseudo banda.

Argumentos retirados de: Blitz



Concordo com todas as palavras
desta alma inteligente ^^


Amanhã há-de ser lindo os milhões de fotografias tiradas no concerto de hoje a correr pelo hi5 e tretas do género... Enfim... Salve-se quem puder.. Chegamos ao fim dos tempos..

Wednesday, 12 March 2008

Why?

Can't you see what we're doing?
Can't you see how we hurt her?
Please open your eyes..
Please tell me what you see..

Everything i can see..
Everything's pain..

Chorus:
Why still fighting?
Why still sofering?
Why don't try forget it?
Why just don't leave this?

All this fellings stuck inside us..
Just lets forget..
Lets stop hurting...

Why belive?
In an impossible dream?

(Chorus)

Now you can sleep again
My sweet prince
All that pain desapeared
Now you can sleep
Now you can dream

Again..

By: Someone who lost her/himself in the shodows of life...

Monday, 3 March 2008

Dia-a-dia...

Cada vez sinto mais nojo das pessoas que me rodeiam no dia-a-dia =X cada vez consigo melhor ver o quão asquerosos e podres são os corações das pessoas à minha volta.

A falsidade domina os dias, a mentira torna-se viciante... ! Mentes uma vez, enganas outra, crias expectativas, dás com os cornos na parede novamente... E isso não é deveras o pior... Muito pior é quando tu és verdadeiro, dás a tua amizade sem esperares por nada, mas derrepente deparas-te com um dos piores tipos de pessoa que podem existir :S

NUNCA IMAGINEI QUE FOSSES ASSIM!

Sempre pensei saber que apensar de seres uma menina mimada, filhinha da mãmã sabias dar valor à quem está do teu lado e importa-se contigo. Mas hoje dei-me conta de que tu és tudo e mais alguma coisa daquilo que eu nunca imaginei.

Mentirosa
Sinica
Falsa

Fodasse.

Mas não me desiludiste, porque já estava preparada para todos os passos que tu ou outra pessoa qualquer pudesse dar nessa direcção. Não me magoaste nem me feriste. Apenas disperdiçaste a minha amizade e mostraste ao mundo o que eu sempre disse.

Um dia darás valor ao que perdeste. Não só uma amiga, como muito mais também... E quando tiveres consiencia de tudo, virás pedir desculpa, e eu simplesmente irei ignorar-te exactamente da maneira que mereces!

E sabes porque?
Porque sou superior a pessoas como tu. A tua insignificancia é apenas um degrau no qual eu vou subir até alcançar os meus objectivos..

Hasta