Monday 31 March 2008

O que é, afinal, ser gótico?

Há tempos perguntaram-me qual era a finalidade do "gótico" (para os que conhecem bem a cultura acabam por concordar que o "gótico" não existe. É apenas um rótulo dado à uma filosofia de vida) e isso pos-me a pensar seriamente para que sítio devia mandar essa alma que me fez essa pergunta, mas em vez disso, reflecti e pronto.. Saiu uma versão minha sobre o que é efectivamente o "gótico" e qual é a sua "finalidade" e etc...

Cada pessoa integra uma determinada cultura, independentemente da sua raça, religião ou simples vontade. Dentro das muitas culturas existentes podemos encontrar uma que apesar de ser muito antiga (data do anos 60/80) parece só agora ser abordada por uma certa "massa" da população, embora muitas, mas muitas vezes de uma maneira completamente errada.

Muitas são as perguntas à volta de cada cultura, e esta não seria um caso à parte como se era de esperar...

Agora perguntam-se: Mas qual é a finalidade de ser-se gótico? E eu respondo: Não existe finalidade nenhuma! Ser-se gótico é encontrar dentro de cada um a sua verdadeira essencia, é ser cada um, é sermos "nós próprios". Um verdadeiro gótico não procura, por exemplo, imaginar uma pessoa morta numa fotografia duma possa de sangue... Apenas vê arte e beleza onde a olhos de muito não passa de uma figura sinistra e horripilante...

Eu pessoalmente acho engraçado às pessoas que insistem que o "gótico" está estritamente ligado à morte, à depressão e à dor, o que é uma mais uma prova da ignorância da sociedade actual.

O gótico não se limita a essa figura "triste e má" que muitos têm do estilo... Representa sobretudo a arte... A
arquitetura... Enfim.. A arte sob todas as suas mais diversas artes... Está ligado à morte tanto quanto à vida... É uma mistura de ligações ao passado... À musica.. À arte... É sempre a mesma historia.. E dentro desses subtemas é que a realidade de hoje em dia se desenvolve..!

Apesar do estilo estar associado ao esteriotipo de botas plataformas, roupas pretas e muito simbolismo, um verdadeiro gótico não se define pelo exterior. O visual é secundário e muitas vezes condicionado pela sociedade como todos sabemos... No entanto há quem enquadre pessoas na cultura somente pela forma de vestir, rotulando tudo e todos como o mesmo "produto". O que obviamente está errado pois a verdadeira "alma gótica" não está visivel a olho nú.

A sociedade auto-intitula qualquer pessoa vestido de preto ou simplesmente com os notórios piercings de superfície e algumas correntes ou até mesmo com simples botas militares de "góticos" ou outra qualquer subcultura ou estilo alternativo. O facto de actualmente o número de posers e pseudos-não-sei-o-que estarem a aumentar drásticamente deve-se à essa atitude perante cada estilo e cada forma de ser, desconhecendo os motivos, origens ou até mesmo princípios dos mesmos.

Há que se diferenciar o estilo de uma pessoa com a cultura em que essa mesma se insere. Muito boa gente pensa que neste contexto, cultura e estilo são sinónimos, mas efectivamente não o são. A cultura refere-se ao contexto histórico, filósofo e "pessoal" do intitulado grupo... No caso dos góticos, a cultura ao fim ao cabo refere-se à idade medieval e ao que a mesma representa na vida de cada um ou ao simples significado histórico aprofundado no cotidiano das pessoas. O dito "estilo" terá provavelmente haver com a estética em si, o caso do visual.

Há quem afirme que os verdadeiros "góticos" acabaram nos anos 80 mas também há quem insista que ainda hoje existam também góticos e não apenas pseudos(1).

Na minha opinião a essencia da cultura não ficou perdida no tempo e continua connosco até os dias de hoje, porém não é facíl encontrar a dita verdadeira "alma gótica" pois o mundo infelizmente está infestado por wanna be's e afins...

E mais uma vez acabo o post com a minha frase muuuuuuito gira que eu gosto muuuuito Very Happy:

"Acho que falei muito mas acabei por não dizer nada " XD




(1) Pseudo: pessoa que afirma ser algo mas que não sabe peva do assunto.
(pronto.. lá tinha de vir a sarah com as suas ideias parvas para tentar fazer as pessoas rirem depois de algum tempo de seca a ler as suas ideia parvas LOL um pequeno aparte meu loool)

5 comments:

Anonymous said...

Isto é tudo muito giro...
O que te digo é que "alma gótica" nem mesmo entre aspas, existe...
Eu acredito e sei que ainda há góticos "verdadeiros", dos anos 70/80 dou-te nisso o exemplo do Lord, Morticia (mas não a dos adams, lol), senhora e senhor DeSolitude, e mais uns quantos assim...Ainda os há embora poucos...
Mas acredita, que concerteza, não é essa gentezinha da Baixa do Chiado que lá porque vai ao transmission e veste preto qe é gótica/o enfim...

Não percebi bem o porquê deste tópico, se bem que até está giro, não concordo com muita coisa, mas eu geralmente sou do contra...
Começa a ser como eu, faz só criticas a esses pseudos...ihihihih aqui há uns dias escrevi sobre uma amiguinha tua, lê e tenta descobrir quem é, se descobrires dou-te um chupa lol...
Dark Kiss
Isis

Lord of Erewhon said...

Aradia, eu acho o teu texto um bom ponto de partida para uma discussão, e é crucial que a tua geração procure definir-se...

Mas pensa: se não houvesse o Gótico, que estaríamos para aqui a fazer vestidos de preto e com estes «tiques» todos? :)

Vai ao Google e escreve «Death Rock» e clica no Arquivo do meu blog em «Outubro de 2005».

Dark kiss.
P. S. Com mais tempo espero escrever um «Gótico II»... :)

P. P. S. Agradeço-te teres-me citado acerca do Ankn... Agora vais ser amaldiçoada pelos Aset-Ka-Harry-Potter! :)=

Lord of Erewhon said...

ALTEROPHOBIA!

A LIGHT IN THE DARK!

BE PROUD!

Anonymous said...

Dizes muito bem que ser gótico não é ter botas e correntes ou roupa negra.. mas sim um estado de alma..

Aliás, a maioria das pessoas que são dedicadas a essa cultura, seja como forma de pensar e mesmo na sua maneira de ser, são em grande parte pessoas "normais" estéticamente, e passam despercebidos..

Se fores a um quiosque e passares lá grande parte do dia verás situações como pessoas de fatinho e todos bem penteadinhos a comprarem revistas de Metal e afins..

Eu sempre tive grande afinidade com a cultura gótica, até mesmo com os trajes e todos os adornos provenientes.. gosto da beleza do negro.. no entanto, só de olharem para mim não o conseguem decifrar.. e espantam-se quando lhes digo qual o género de música que me move... =)

Gosto de surpreender!!

Anonymous said...

Tpo gotico n tem nada a ver com roupas mas sim com a cabeça pq eu posso nao andar vestido de preto correntes e o crlho pq prnto olha ainda n comprei mas n eh as roupas qe interessam mas sim a cabeça e dps dizem do tpo xii gotico vaite fuder nem preto vestes agr goticos sao qem veste preto e o crlho pos outro nao eh .. dps tao com a mania dos emos tudo bem eles qe se divirtam no seu mundozinho de fantasia agr gotico n tem nada a ver com roupa mas sim cabeça e tal como a isis disse eu acredito qe ainda ha alguns goticos mas verdadeiros pois a cultura gotica ta a desaparecer cada vez mais do mapa , as pessoas vêm no cemiterio perguntam pq eu so lhes respondo uma unica coisa , n mais ninguem com qem estar so me restam os mortos , pq msm pos goticos , nos qeremos tar com alguem Falar com alguem embora isso nunca me foi possivel a n ser uma vez ou duas .. psicologos? mando'os todos a merda, pq eles nao nos ajudam pensam qe sim mas nao pois os psicologos pensam qe eh uma fase qe nos vamos mudar mas n vamos .. Bem n tnho mais nada a dizer , Fica bem ..